Compreender desde cedo a evolução biológica: aprender evolução no primeiro ciclo do ensino básico


A evolução é um conceito central e unificador da Biologia, sendo também fundamental para outras áreas científicas e para o desenvolvimento tecnológico.

Ensinar evolução desde os primeiros anos de escolaridade permite aos alunos compreenderem melhor, integrarem e interrelacionarem conceitos de diversas subdisciplinas da Biologia podendo ainda contribuir para evitar o desenvolvimento de sentimentos negativos ou concepções alternativas relacionadas com a evolução biológica.

Apesar disso, a evolução não aparece de forma explícita nos currículos oficiais de vários países para os primeiros anos de ensino, embora estes integrem muitos dos conceitos e processos relacionados ou resultantes da evolução.

Ensinar evolucao

Neste artigo, duas investigadoras do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO.UP) apresentam um conjunto de actividades desenvolvidas para explorar a evolução e os seus impactos na biodiversidade no primeiro ciclo do Ensino Básico.

Estas actividades exploram conceitos como a diversidade intra-específica, a hereditariedade e genealogias, a selecção natural, a deriva genética e a sistemática partindo de contextos que são familiares às crianças e que se encontram incluídos no currículo oficial para o primeiro ciclo em Portugal e noutros países como o Brasil, Moçambique, Reino Unido, Franca, Estados Unidos da América ou Canadá.

Apesar da aparente complexidade destes conceitos, e da teoria subjacente, a experiência destas investigadoras demonstrou que com estas actividades os alunos de diferentes anos do primeiro ciclo do Ensino Básico são capazes de compreender os mecanismos evolutivos e aplicar este conhecimento em cenários do quotidiano.

Este trabalho foi desenvolvido por:

Rita Campos (ritacampos@cibio.up.pt) do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos 

Alexandra Sá Pinto (xanasapinto@gmail.com) do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos 

Este trabalho foi financiado por:

European Society for Evolutionary Biology

Society for the Study of Evolution

Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE) e fundos nacionais provenientes da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projecto FCOMP-01-0124-FEDER- PTDC/BIA-BEC/105221/2008.

Para mais informações: 

Campos, R. & Sá-Pinto, A. Early evolution of evolutionary thinking: teaching biological evolution in elementary schools. Evolution: Education and Outreach 6, 25 (2013). [PDF]

ou então visitar o blog O Jogo da Evolução / Playing Evolution

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s