Nova espécie fóssil encontrada em Moçambique revela novos dados sobre os antepassados dos mamíferos


No final do Pérmico (há mais de 250 Ma) a Terra foi habitada por vertebrados bem diferentes dos actuais. O único continente existente (Pangea) era dominado por diversos grupos de sinapsídeos basais. Este grupo evolutivo inclui, para além de vários animais extintos, todos os mamíferos atuais.

Uma equipa de paleontólogos liderada por Rui Castanhinha (IGC e ML), Ricardo Araújo (SMU e ML) e Luís Costa Júnior (MNG) descreveu recentemente a anatomia de um novo sinapsídeo proveniente do Pérmico de Moçambique.

Todos os direitos reservadosO fóssil foi denominado Niassodon mfumukasi. O seu nome significa na língua local (Chiyao): a rainha do Lago Niassa. Constitui deste modo uma homenagem à sociedade matriarcal Yao, à Mulher moçambicana e à beleza do Lago Niassa. Niassodon mfumukasi é o primeiro novo género (e espécie) de vertebrado fóssil de Moçambique e o seu holótipo (espécime tipo) é um raro exemplo de um sinapsídeo pérmico, com o crânio e parte do resto do esqueleto preservados.

Utilizando técnicas de microtomografia computorizada por feixe de sincrotrão, foi possível compreender novos detalhes da anatomia dos sinapsídeos basais, bem como as suas implicações para os ancestrais dos mamíferos. Assim, foi possível isolar individualmente todos os ossos presentes, tendo sido proposto um código de cores topológico, codificado matematicamente, para os ossos cranianos, o que permitirá estandardizar as cores associadas a cada osso em animais semelhantes. O trabalho estabelece ainda uma base comparativa das caraterísticas do cérebro e do ouvido interno, pois apresenta uma descrição detalhada da neuroanatomia de um sinapsídeo basal.

Os resultados e enquadram-se no Projeto PalNiassa. Este projeto é um programa científico multidisciplinar, fruto de cooperação internacional, onde participam mais de duas dezenas de cientistas de três continentes, tendo por objetivos descobrir, estudar e preservar o património paleontológico moçambicano.

No video seguite poderão assistir a uma descrição mais alongada sobre o projeto e os seus principais resultados (em Inglês).

Este trabalho foi desenvolvido por:

Rui Castanhinha 1,2*+, Ricardo Araújo 2,3+, Luís C. Júnior 4, Kenneth D. Angielczyk 5, Gabriel G. Martins 6, Rui M. S. Martins 2,7,8,9, Claudine Chaouiya 1, Felix Beckmann 10 & Fabian Wilde 10

  1. Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal.
  2. Museu da Lourinhã, Lourinhã, Portugal.
  3. Huffington Department of Earth Sciences, Southern Methodist University, Dallas, Texas, USA.
  4. Museu Nacional de Geologia, Maputo, Moçambique.
  5. Integrative Research Center, Field Museum of Natural History, Chicago, Illinois, USA.
  6. Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  7. Current address: Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal. Campus Tecnológico e Nuclear, Instituto Superior Técnico, Bobadela, Portugal.
  8. Centro de Investigação em Materiais, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Caparica, Portugal.
  9. Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  10. Helmholtz-Zentrum Geesthacht, Geesthacht, Deutschland.

Este trabalho foi financiado por:

Ministério dos Recursos Minerais (Moçambique), National Geographic Society, TAP Portugal e outros mecenas anónimos. Contou ainda com o apoio de DESY através do projecto I-20110184 EC e da Comunidade europeia através do European Community’s Seventh Framework Programme (FP7/2007–2013) under grant agreement number 312284

Para mais informações:

Castanhinha R, Araújo R, Júnior LC, Angielczyk KD, Martins GG, et al. (2013) Bringing Dicynodonts Back to Life: Paleobiology and Anatomy of a New Emydopoid Genus from the Upper Permian of Mozambique. PLoS ONE 8(12): e80974. doi:10.1371/journal.pone.0080974

Projeto PalNiassa: www.palniassa.org

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s