Quem somos

O Beagle de Darwin é um website da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva que divulga o mais recente trabalho de investigação em Biologia Evolutiva desenvolvido em Portugal, ou por investigadores Portugueses pelo mundo fora.

A investigação científica é um trabalho feito por um vasto grupo de cientistas distribuídos por grupos de investigação em todo o mundo. Dada a sua natureza colaborativa, quase todas as contribuições e o desenvolvimento dos conceitos associados a novas descobertas são feitas em Inglês. Este facto cria uma barreira à comunicação de ciência em Português e à transmissão do avanço científico ao público.

A divulgação científica em geral é extremamente importante, para que o conhecimento gerado durante o trabalho de investigação seja disseminado pela sociedade inteira. Grande parte da investigação científica é também financiada por fundos públicos, e como tal, os cientistas têm também um dever social de partilhar o conhecimento que geram com a sociedade.

Com estes objetivos em mente, a Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva criou em 2013 o Beagle de Darwin, um site onde é divulgado o mais recente trabalho de investigação em Biologia Evolutiva desenvolvido em Portugal, ou por investigadores Portugueses pelo mundo fora. O Beagle divulga sobretudo trabalho que é publicado em revistas científicas internacionais. Os investigadores autores de cada artigo enviam um breve resumo do trabalho em Português para o Beagle de Darwin, que se ocupa de divulgar esse trabalho por toda a comunidade Portuguesa através deste site e de redes sociais.

 O Beagle é um convite e um desafio a cada biólogo evolutivo para se aproximar do público.  Desde a sua criação em 2013, o Beagle de Darwin já recebeu dezenas de contribuições feitas por cientistas a trabalhar tanto em Portugal como no estrangeiro, e já foi lido por pessoas localizadas não só em Portugal, mas também em mais de 20 países, incluindo países lusófonos como o Brasil, São Tomé e Príncipe e Moçambique. No espaço de um ano, o Beagle assume-se como o principal veículo de divulgação científica da biologia evolutiva em Portugal, feita na primeira pessoa, tornando-se uma ferramenta de contacto importante entre investigadores e a sociedade.

http://www.obeaglededarwin.wordpress.com

http://www.apbe.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s